´╗┐

Not├şcias - Relat├│rio das Atividades Desenvolvidas Pelo Setor de TI - CPD

10/01/2018 Tecnologia Relat├│rio das Atividades Desenvolvidas Pelo Setor de TI - CPD
O Setor de TI-CPD da Prefeitura Municipal de Vacaria, informa o relatório das atividades desenvolvidas no decorrer do ano de 2017.
Iniciamos nossos trabalhos revendo todos os contratos com as empresas terceirizadas fazendo com que todas cumprissem o que está descrito nas cláusulas contratuais e seus respectivos editais de licitação.
Criamos duas células da TI (TI-Saúde e TI-Smed) composta por dois técnicos que ficarão lotados nas respectivas secretarias obedecendo à orientação da Central – CPD da Prefeitura. Todos os atendimentos serão registrados ao helpdesk com a descrição de todo o serviço realizado padronizado na forma de DIR – Diagnóstico Intervenção e Resolução do problema.
Apresentamos na Câmara de Vereadores o projeto que transforma a CMPTI em Lei, o qual foi aprovado por unanimidade sendo agora Comissão Municipal Permanente de Tecnologia e Informação, onde seus integrantes são profissionais concursados de diversos setores da Prefeitura. Esta comissão se reunirá sempre a cada 15 (quinze) dias para fiscalizar, sugerir melhores práticas no andamento dos processos/serviços, sistemas da T.I, obedecendo ao regramento da ITIL – Information Tecnology Infrastructure library.

Implementações realizadas:

Novo sistema de Gestão Pública para a Sec. Da Saúde – GenSaúde;
Novo sistema do Meio Ambiente; Nota Fiscal Eletrônica;
Contracheque Web;
Nova licitação para terceirização de impressões, digitalização de documentos e Data Center de Contingência, em fase de implantação;
Novo sistema de Protocolo e Ouvidoria em fase de implantação

Solicitamos junto à empresa responsável pelo fornecimento dos sistemas de gestão pública, todos os serviços integrados na plataforma web para que possamos implantar e disponibilizar aos munícipes, facilitando e agilizando suas solicitações ou serviços perante a prefeitura. Também pretendemos disponibilizar dois terminais de autoatendimento no saguão da prefeitura com todos esses serviços disponíveis para o cidadão, ou seja, mesma plataforma web (MOB) simplificando o atendimento aos contribuintes.
Ainda neste ano desenvolvemos a inicialização da infovia de fibra óptica informando a RGE sobre o projeto PRONASCI, através de ofícios e reuniões juntamente com a CMPTI, otimizando aproximadamente a economia de 680 mil reais para o município.
No mês de setembro deste ano efetivou-se a contratação do tão sonhado convenio de desenvolvimento da ferramenta de mineração de dados, com o objetivo de responder perguntas contábeis, administrativa e fiscal para a melhor gestão de recursos público-resultados. Tornando nosso Vacaria/RS o único município a conveniar com a UTFPR – Universidade de Tecnologia Federal do Paraná, tendo como coordenador do curso um profissional acadêmico com qualificação PHD e dois profissionais mestrando.

Todos os processos e resultados desta mineração de dados serão publicados nos anais do Diário Oficial da Federação consequentemente serão lições aprendidas no MCTIC – Ministério de Comunicação, Tecnologia, Inovação e Comunicação do Brasil.
Para o ano que vem, o planejamento é interligar todos os 48 pontos de acesso da rede por fibra, deixando os rádios de uso hoje, como backups na rede, mantendo conexão homogenia e ininterrupta, que abrange administração, secretarias e departamentos, postos de saúde e Colégios Municipais. Hoje nossa infraestrutura possui um parque de aproximadamente 1600 (mil e seiscentos computadores ligados em rede). Estamos reambientando a infraestrutura de rede LAN, nas Escolas e reativando os 11 (onze) Laboratórios de Informática. Também esta previsto para o próximo ano, a implantação da tecnologia VOIP, que irá reduzir em torno de 35% dos custos com telefonia.

Nossos atendimentos são realizados através de chamados técnicos (Helpdesk), onde são registrados e diagnosticados todos os problemas, mantendo um histórico na forma de DIR – Diagnóstico Intervenção e Resolução do atendimento.
No início do ano de janeiro/2017 à novembro/2017, foram registrados 1997 (mil novecentos e noventa e sete chamados), sendo que 1685 (mil seiscentos e oitenta e cinco) foram resolvidos/fechados e 312 (trezentos e doze) respondidos ou aguardando resolução. Além dos atendimentos internos, também foram feitos em torno de 784 (setecentos e oitenta e quatro) chamados técnicos para as empresas terceirizadas que mantém contratos com a área da T.I.

Data: 10/01/2018
Por: Assessoria de Imprensa
VOLTAR

Compartilhe: