Atrativos


 

Centro Cultural Marcos Palombini (Casa do Povo)
 
O espaço, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi construído em 1988, passando por uma revitalização em 2010. Após sua reinauguração, em 2012, passou a ser utilizada pela população de Vacaria, podendo ser alugado para a realização de eventos em geral. Possui um auditório com palco centralizado para apresentações artísticas diversas, como eventos musicais e teatrais.
 
                Endereço: Rua Borges de Medeiros, 1987 – Bairro Glória
                Telefone: (54) 8429-9261
                Expediente: De segunda a sexta-feira
                Das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h
 
Mercado Público Municipal – Feira Livre
 
O Mercado Público Municipal de Vacaria é um espaço privilegiado, referência no estado do Rio Grande do Sul em arquitetura e estrutura. A feira livre, que acontece todos os sábados, tem muita tradição e um público cativo. São comercializados diversos produtos agrícolas e artesanais, por produtores e artesãos do município de Vacaria e região, além do tradicional pastel da feira, que faz parte do café da manhã de muitos frequentadores.
 
                Endereço: Rua Sergipe, 135 – Bairro Pinheiros
                Telefone: (54) 3231-6523
                Expediente: De segunda a sexta-feira
                Das 7h30 às 11h45 e das 13h às 17h
                Feiras aos sábados, das 6h às 11h
 
Associação dos Artesãos de Vacaria
 
Localizada junto ao Mercado Público Municipal, a Associação dos Artesãos de Vacaria constitui-se de um espaço destinado ao artesanato, onde os artesãos podem comercializar seus produtos.
 
                Endereço: Rua Sergipe, 135 – Bairro Pinheiros
                Telefone: (54) 3231-5333
                Expediente: De segunda a sexta-feira
                Das 14h às 17h
 
Catedral Nossa Senhora da Oliveira
 
A Catedral Nossa Senhora da Oliveira, projetada em 1912 por Jean-Louis Bernaz (Frei Efrem de Bellevaux), apresenta a curiosidade de ter sido executada em alvenaria de pedra basalto, também chamada de pedra moura. Foi construída e caracterizada de modo semelhante à Catedral de Notre Dame, de Paris. Internamente, também de grande beleza, apresenta colunas cilíndricas, encimadas por artísticos capitéis, suntuosa abóbada, decorada com medalhões que simbolizam as ladainhas de Nossa Senhora. A igreja abriga a pequena imagem de madeira de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Oliveira (estilo português) encontrada por um camponês por volta de 1750. A imagem que se encontra no altar-mor é de origem judia. Possui três sinos em bronze na torre e, no mezanino, um piano harmônico.
 
                Endereço: Rua Borges de Medeiros (em frente à Praça Daltro Filho)
                Telefone: (54) 3231-1375
                Expediente: Diariamente
                Das 8h às 11h30 e das 14h às 19h
 

                Das 10h às 13h, das 14h às 17h e das 18h às 21h
 
A Cuia e a Chaleira, e A Porteira do Rio Grande
 
O monumento A Porteira do Rio Grande, que simboliza toda a hospitalidade do povo gaúcho e vacariense, foi construído para fazer companhia ao famoso monumento A Cuia e a Chaleira. O local é um dos atrativos turísticos mais fotografados em toda a região e estado do Rio Grande do Sul.
 
                Endereço: BR 116, junto à ponte do rio Pelotas (divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina)
 
Portal do Rio Grande
 
A partir de um espaço existente em ruínas, de um antigo portal, a Prefeitura de Vacaria revitalizou o local, cuja visitação é permanente e intensa. A obra mudou o perfil da entrada do município, bem como representa um marco importante à entrada nordeste do estado do Rio Grande do Sul.

Endereço: BR116, saída para Lages/SC
 
Monumento ao Ginete
 
Obra concebida para homenagear a maior festa tradicionalista do Sul do Brasil, o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.
 

Endereço: BR 116, trevo com a BR 285
 
Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz
 
Também chamado de Parque dos Rodeios, o espaço é palco do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, maior evento tradicionalista da América Latina e parte da história do Rio Grande do Sul e da própria história do gaúcho e do tropeiro. Gineteadas, torneios de laço, concursos artísticos e culturais, fandangos, shows nacionais e internacionais. Um mundo a parte, uma cidade de lona no acampamento, um universo de convivência sadia do homem com a natureza.
 
                Endereço: Rua Antônio Ribeiro Branco, esquina com Lalau Ferreira
 
Fazenda do Socorro
 
A Fazenda do Socorro tem sua origem no século XVIII, nos tempos em que os paulistas de Sorocaba vinham aos campos da Vacaria dos Pinhais buscar o gado e levá-los a Minas Gerais. Foi importante na economia gaúcha da época e é uma das mais antigas fazendas do Rio Grande do Sul. No local, ao lado da residência, foi construída uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Socorro.
 
                Endereço: BR 116 – sentido Lages/SC
                Telefone: (54) 9973-1820
                Expediente: visitas sob agendamento
 
Parque das Cachoeiras
 
Localizado a 24 Km da sede do município, o parque conta com várias quedas d’água, infraestrutura, trilhas, acomodações em cabanas rústicas e eco-turismo.
 
               Endereço: Sentido Vacaria – 5º Distrito – Km 24
                Telefone: (54) 9909-8826
 
Parque Santa Teresa
 
O Parque Santa Teresa dispõe de belas áreas de convivência, com cozinha de chão, açude, quiosque e bar, além de grande infraestrutura para o esporte, possibilitando ao turista algumas possibilidades de lazer, como tênis, pádel, futebol e vôlei.
 
                Endereço: Rua Capitão Rivadavia Danesi, 205
                Bairro Glória – acesso pela BR 285, Km 3
                Telefone: (54) 3231-6331
                Site: www.pousadasantateresa.com
 
Vale do Rio Pelotas
 
Vacaria é conhecida como a Porteira do Rio Grande. O rio Pelotas faz a divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O lugar impressiona pelo verde que apresenta e pelas características da região. A 40 km da sede do município, pela Br 116, a ligação do estado com o restante do Brasil é feita pela ponte do Pelotas. “Desde a abertura da Estrada da Serra, em 1729, o Passo de Santa Vitória tornou-se o maior escoadouro no mercado gaúcho. Pela década de 1870, Santa Vitória perdeu expressão, em virtude da abertura do Passo do Socorro, que encurtou caminho entre Lages e Vacaria, ficando a apenas 40 km desta cidade, enquanto Santa Vitória encontra-se no atual município de Bom Jesus. Em 1935, foi concluída e inaugurada a primeira ponte (chamada ponte velha), construída com os recursos dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Era de reduzida capacidade, não comportando mais de 12 toneladas. Em 1958, iniciaram-se as obras de uma nova ponte que, depois de muitas paralisações na construção, foi inaugurada em 1962. Desta época até 1965 a rodovia BR-2, hoje BR 116, cruzando pela ponte do Passo do Socorro, manteve grande movimento de veículos, absorvendo quase a totalidade das exportações do estado por via terrestre.
 
             Local: Divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina
 
Velha Bica de Pedra
 
A bica de Vacaria é um local preservado e respeitado pela população. Diz a lenda que quem toma a água da bica permanece no município.
 

             Endereço: Rua Ramiro Barcelos esquina c/ Rua Inácia Vieira
 
Santuário Nossa Senhora da Oliveira
 
Inaugurado em 2003, foi construído sobre o exato local onde se acredita ter sido encontrada a imagem de Nossa Senhora da Oliveira e iniciada toda a história do município, representando a fé do povo de Vacaria.
 

                Endereço: Dr. Flores, 495
               Telefone: (54) 3231-1375
 
Pousada e Fazenda Capão do Índio
 
Tradicional fazenda localizada nos Campos de Cima da Serra, a 965 m de altitude. Há 30 anos dedica-se à criação de cavalos crioulos, que lhe conferiram dezenas de premiações em campeonatos. Conta, hoje, com um plantel de mais de 80 equinos, 150 bovinos de corte e leite, 50 ovinos, além de plantação de milho e horta orgânica. Há 12 anos, ampliou sua atividade, ingressando na área do turismo. No local, os visitantes podem acompanhar todas as lidas da fazenda, montando autênticos cavalos crioulos, passeando em charrete do século XIX, fazendo trilhas, pescando ou simplesmente relaxando ao degustar um bom vinho acompanhado de queijos fabricados no local.
 
                Endereço: BR 285 , Km 5
               Telefone: (54) 3231-3038
VOLTAR

Compartilhe: