Outubro, mês que comemoramos o dia da criança, em parceria com a BAESA-CPFL e apoio da SMDS, SMED e SMCL, foi ofertado pelos COMDICAs dos municípios de Vacaria/RS, Pinhal da Serra/RS e Capão Alto/ SC, um Seminário para a rede de atendimento infanto-juvenil, o qual teve por objetivo melhor atender nossas crianças e adolescentes no cotidiano.
Na oportunidade houve apresentação tradicionalista “Cultivando as Raízes da Diversidade Cultural”, projeto realizado através do PRONAC- Lei Rouanet, sob orientação do professor Denison Monks, e da produtora cultural Juliana Tonini. Os alunos do AMMA, uma das entidades inscritas no COMDICA, representaram neste evento, todas as crianças e adolescentes dos municípios participantes no Seminário.
O COMDICA de Vacaria RS, município anfitrião do evento, através de sua Presidente, Sra. Eliane Risson dos Santos pontuou que vivemos hoje num mundo desafiador em que os profissionais devem estar atentos aos sinais, comportamentos e nas imensas facetas e nomenclaturas de CIDs que permeiam as avaliações. Para mentes sedentas de saber, o conhecimento é uma constância. Diante da imensidão da tradição, permanecemos aprendizes, cientes de que aquilo que sabemos é uma fração do que podemos descobrir.
O palestrante Dr. Alceu Gomes Correia Filho, renomado psiquiatra foi muito feliz em suas palestras que tiveram como temas: “Transtornos Infantojuvenis da Atualidade: TOD, TDHA e Autismo”; e “Identificação de sinais, acolhimento, atendimento e encaminhamento de crianças e adolescentes vítimas de qualquer natureza”.
Eliane destacou, ainda, que é nesta busca de qualificação para a execução dos serviços e fortalecimento da rede intersetorial de atendimento que teremos a garantia dos direitos infantojuvenis estabelecidos no ECA.
“Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade”. (Santo Agostinho)
Data: 10/10/2025
Por: COMDICA