A Administração Municipal de Vacaria, através da Secretaria de Planejamento e Urbanismo realizou nesta terça-feira, às 9h, o ato de abertura da 4ª célula do Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Domésticos do município, localizada junto ao Aterro Sanitário Pedras Brancas, na Rua Júlio de Castilhos, após o bairro Chácara das Palmeiras.
O Aterro Sanitário de Vacaria existe desde o ano de 2004 e estava interditado até janeiro de 2005. O licenciamento foi realizado no início de 2005. No mês de setembro do mesmo ano iniciou a coleta seletiva. A 1ª célula, após o licenciamento foi construída no ano de 2007. A 3ª célula que encerrou oficialmente sua atividade operacional no dia de hoje recebeu resíduos durante os últimos 38 meses, ou seja, por mais de três anos. A durabilidade das células está diretamente ligada ao volume da coleta seletiva dos resíduos realizada em Vacaria. Se a célula receber menos resíduos vai poder atuar por mais tempo.
A célula consiste numa grande área escavada, com um pequeno desnível que recebe como proteção uma membrana de aproximadamente 1cm de espessura, com grande resistência, que impede o contato entre os resíduos e o solo. Sobre esta membrana é colocada uma camada de terra que a protege, já que, sobre ela, as máquinas trabalharão na compactação dos resíduos.
Além da membrana depositada no fundo da célula são feitas ainda proteções com mantas especiais sobre a tubulação que drenará o chorume até as lagoas de decantação. Além disso, tubos de concreto conduzem os gases produzidos pelos resíduos até a atmosfera.
O Aterro Sanitário de Vacaria está devidamente licenciado junto a Fundação Estadual do Meio Ambiente- Fepam e as obras de construção da nova célula foram realizadas pela empresa GSA Engenharia.
A empresa que opera no Aterro Sanitário de Vacaria é a Serrana Engenharia, responsável também pela coleta dos resíduos domésticos no município. Atualmente são coletadas 30 toneladas/dia e 20% deste volume é proveniente da coleta seletiva.
Em sua manifestação durante o ato de abertura da célula o Prefeito Elói Poltronieri destacou a importância da qualificação do Aterro de Vacaria, que hoje é referência em todo o país. Poltronieri salientou ainda ao papel que a Administração Municipal vem desempenhando na destinação correta dos resíduos coletados e no atendimento integral de todas as solicitações realizadas pelos órgãos ambientais que monitoram o Aterro Sanitário de Vacaria.