17/10/2025
Eventos Municipais
Abertura da 43ª Feira do Livro e 25ª Feira do Artesanato
“O Mundo é de Quem Adora Ler”. Com esse lema teve início na manhã desta sexta-feira a 43ª Feira do livro e a 25ª feira do Artesanato. No Mercado Público mais de 80 box estão ocupados com livros e produtos artesanais, que em meio a uma extensa programação cultural e artística receberá a comunidade até a próxima terça-feira dia 21. “Toda a programação foi pensada com o objetivo de fazermos uma grande festa da leitura, dos autores e dos leitores,” comentou a professora Adriana Ferreira Boeira, Secretária Municipal de Educação. “Com esse belíssimo evento cultural e festivo esperamos um grande envolvimento do maior número possível de pessoas com a leitura e também destacar nosso artesanato local e regional.”
“Voltar a Vacaria é sempre uma festa e ser reconhecido entre os conterrâneos tão queridos é uma alegria inigualável.” Com essa frase o médico, escritor e palestrante José Camargo, Patrono da Feira iniciou sua manifestação na abertura oficial do evento. Ele continuou; “Muito da minha emoção está também no fato de estarmos em uma feira do livro e saber tudo o que o livro significa. Nós crescemos muito quando lemos, as pessoas têm muito mais criatividade, mais capacidade de interação com seu semelhante e muito mais emotividade. Isso é um diferencial que o livro promove no desenvolvimento das pessoas e por consequência da própria sociedade. Quando a pessoa lê um bom livro e é tocada na sua emoção, ao fechar esse livro ela se torna muito melhor.”
O médico José Camargo em sua fala também ensinou: “Durante muitas décadas se concebia o cérebro como algo estático, que apresentava um certo desenvolvimento até determinada idade e depois se imaginava que começava uma curva descendente e se chegava ao final da vida com um cérebro menos ágil, menos conectado. Hoje se sabe que o cérebro é um órgão dinâmico e nós devemos estimular nosso cérebro, levando a novas conexões e essa é uma construção progressiva até o fim da nossa vida. O privilégio de termos acesso a literatura merece ser comemorado.”
A Feira do Livro e do Artesanato desse ano prestou homenagens especiais. O Rotary Clube de Vacaria que indicou o Patrono José Camargo também homenageou o maestro Carlos Cunha. A Secretaria Municipal de Educação prestou homenagem a professora Rosa Gasperin, a Associação dos Artesãos homenageou a Sra. Luci Boeira Giordano. Também houve homenagem póstuma ao Artista Plástico Carlos Rigotti.
Data: 17/10/2025
Por: Comunica??o Social