Notícias - Campanha de Descarte de Eletrônicos.

22/11/2018 Meio Ambiente Campanha de Descarte de Eletrônicos.
No dia 10 de novembro aconteceu no Mercado Público de Vacaria mais uma Campanha de Descarte de Eletroeletrônicos, que contou com a parceria do Movimento de Cursilhos da Cristandade da Paróquia Nossa Senhora da Glória.

Durante todo o dia os integrantes do MCC realizaram o serviço de tele-busca, a fim de contribuir com o descarte correto de aparelhos elétricos e eletrônicos sem utilidade, sendo encaminhadas para reciclagem cerca de 35 toneladas de resíduo eletroeletrônico.

O aumento da geração de resíduos sólidos vem desafiando os gestores das mais diversas áreas em função dos impactos ambientais, econômicos e sociais nas cidades. Constata-se que o avanço tecnológico, a diversidade de equipamentos e o curto ciclo de vida desses produtos tem aumentado a frequência de descarte, por parte da população.

De acordo com o setor de Educação Ambiental do Município, os resíduos eletroeletrônicos são classificados como perigosos por apresentarem constituintes tóxicos em sua composição. Se descartados de forma incorreta causam sérios riscos à saúde humana e ao ambiente.

Assim sendo, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente conta com ECOPONTO no Mercado Público, onde a população pode descartar seus eletroeletrônicos de forma segura e adequada, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

De acordo com o Secretário Giuliano Marques da Rosa, quando o ECOPONTO está lotado, a empresa parceira (NatuSomos),  através de chamada pública, carrega o material e encaminha todos os componentes para a reciclagem, sem custo para nenhuma das partes.

O Projeto Descarte de Eletroeletrônicos é certificado depois de cada carga, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e constitui-se numa importante ferramenta educativa para a consolidação da logística reversa no município.

Vacaria, juntos fazemos melhor.


Data: 22/11/2018
Por: Luiz Paulo Santos - Diretor Depto. de Comunicação Social
VOLTAR

Compartilhe: