Notícias - Cinesolar em Vacaria

26/10/2017 Cultura Cinesolar em Vacaria
O projeto, que percorre todo o País, tem certo ar de “Cinema Paradiso”. Além de bonito, tem filmes relevantes e é sustentável (a energia para os filmes é solar). Mais ainda: há uma pauta dentro da pauta. Sabe aquelas histórias do idoso que anda de avião pela primeira vez e da pessoa que aos 70 anos nunca viu o mar? Então, sempre há nesses eventos pessoas que nunca viram um filme em tela grande. Em pleno século 21! É mágico e emocionante.
O Cinesolar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante, que exibe filmes a partir da energia solar, estará amanhã, dia 27 de outubro, em Vacaria. A programação encerra a etapa gaúcha, que visitará ao total 14 cidades. Na programação, exibições de quatro premiados curtas-metragens infantis, com a temática da sustentabilidade, e o longa brasileiro “O Palhaço’, dirigido e estrelado por Selton Mello e com elenco formado por nomes como Larissa Manoela, Paulo José, Moacyr Franco e Giselle Motta. Além disso, haverá uma oficina de cinema e uma exposição tecnológica sustentável. A entrada para as sessões de cinema e exposição sustentável é franca e aberta a todos. Já as oficinas são fechadas e voltada a alunos de escolas da região.
O projeto é realizado pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Na maioria das cidades gaúchas do percurso, o projeto tem o patrocínio da RGE, da RGE Sul e da CPFL Renováveis, empresas do grupo CPFL Energia. Em Vacaria, o patrocínio é da RGE.
O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam aos locais de exibição tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.
No período da tarde, acontece a Oficinema Solar (Oficina de Cinema), evento fechado, voltado a cerca de 30 alunos de escolas da região. Além de participarem de uma introdução ao audiovisual e de desenvolver um roteiro de cinema, durante a oficina esses jovens produzem um curta-metragem, que é exibido à noite, junto com os outros filmes da programação.
Durante as sessões de cinema o público pode visitar também a Eco Estúdio Solar - exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre a energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas. Durante as sessões de cinema será distribuída pipoca gratuitamente para o público, para que as pessoas tenham uma experiência “completa” de ir ao cinema.
Programação em Vacaria
Dia 27 de outubro, sexta-feira
Local do Evento
: Praça General Daltro Filho, no Centro. (Em caso de chuva, será na Casa do Povo, à Rua Borges de Medeiros, 1987, no bairro Glória.) Programação
20h - Exibições de quatro curtas-metragens infantis, com a temática da sustentabilidade. Serão apresentados “Pajerama” (9min) e “Procura-se” (15min), além de outros dois filmes da mostra “Curtas Brasília”, escolhidos na hora.
20h40 - Exibição do longa-metragem “O Palhaço” (ver sinopse a seguir)
local da Oficina: Casa do Povo, à Rua Borges de Medeiros, 1987, no bairro Glória. Horário da Oficina: 14h às 17h
Público da Oficina: alunos da rede municipal
Parceiros locais: Prefeitura Municipal, Secretaria da Educação e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
Patrocínio: RGE
Pipoca grátis: durante as sessões de cinema será distribuída pipoca gratuitamente para o público, para que as pessoas tenham uma experiência “completa” de ir ao cinema.

Data: 26/10/2017
Por: Assessoria de Imprensa
VOLTAR

Compartilhe: