O Dia Nacional da Mulheré celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil.
Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade.
Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais.
Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de abril, o Dia Nacional da Mulher também homenageia as conquistas de seus direitos.
Origem do Dia Nacional da Mulher
O Dia Nacional da Mulher foi instituído em 1980, através da lei nº 6.791, de 9 de junho de 1980, como homenagem à Jerônima Mesquita, uma enfermeira brasileira que liderou o movimento feminista no Brasil.
Jerônima também foi a fundadora do Movimento Bandeirante, que tinha como objetivo principal promover a inserção da mulher em todas as áreas da sociedade. Jerônima Mesquita também esteve envolvida na criação do Conselho Nacional das Mulheres. A data do Dia Nacional da Mulher foi escolhida por ser o dia do nascimento desta líder e icônica cidadã.
Em nosso município as homenagens estarão ocorrendo nesta terça-feira (08).
Confira abaixo a programação:
Local: Salão de Atos Dom Orlando Dotti Dia: 08 de maio Abertura: Apresentação Cânions do Brasil. 7 maravilhas ecológicas do Brasil Palestrante: Daniela Ligabue - 08h00min “Mulheres: Avanços e Desafios” Palestrante: Dra. Débora Pinter - 8h30min
Relato de vida Dona Maria Joana Pacheco - 09h Movimento bandeirante e a Luta pelos Direitos das Mulheres Palestrante: Núcleo Bandeirante Irmão Bonifácio - 09h30min Mulher: “Desconstruindo preconceito, valorizando e fortalecendo a mulher. ” Apresentação: Alunos da escola Jardim América – 10h30min Finalização: Apresentação da escola Jardim América
Apoio: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Coordenadoria da Mulher Câmara de Vereadores COMDIM