Notícias - Pesquisa - Prevalência de uso de drogas nos ambientes educacionais de Vacaria

28/06/2018 Saúde Pesquisa - Prevalência de uso de drogas nos ambientes educacionais de Vacaria
Uma pesquisa realizada há alguns dias no munícipio de Vacaria levantou diversos dados a serem analisados em relação às drogas no ambiente escolar de Vacaria.

A pesquisa teve como objetivo geral estudar a prevalência e fatores de risco para o uso de drogas entre estudantes, bem como construir um diagnóstico das unidades educacionais pesquisadas no município de Vacaria.

O primeiro contato com algum tipo de substância psicoativa ocorreu com maior prevalência na adolescência (entre 13 e 15 anos), sendo o álcool a principal droga experimentada, seguido do uso combinado de substâncias, como álcool e tabaco.

Dos participantes que experimentaram o álcool, 5,6% fez uso antes dos 10 anos de idade, demonstrando a precocidade no acesso.

Os ambientes mais mencionados como primeira experimentação foram as festas e em casa, obtendo a droga através de amigos e da própria família.

Havia-se uma hipótese de que o ambiente educacional seria um dos acessos ao uso de drogas, informação que não foi comprovada na análise dos dados.

Observou-se também, que dos 2.115 estudantes pesquisados, 517 nunca experimentou nenhum tipo de droga, equivalendo a 24,4% da amostra.

Pesquisadora responsável no CEP: Me. Cinthia Maria Cecato Picoli
Pesquisadores: Prof. Maria Teresa M. Pacheco; Prof. Inês Smiderle;
Prof. Denise Munzi; Prof. Irene Kramer, Prof. Patricia Maciel, Comissário João Carlos Pinto de Abreu.

Confira no anexo abaixo uma apresentação detalhada com os dados levantados durante a pesquisa.


Pesquisa

Data: 28/06/2018
Por: Assessoria de Imprensa
VOLTAR

Compartilhe: