Notícias - Prefeitura de Vacaria inicia operação contra prédios abandonados

05/12/2025 Segurança Pública Prefeitura de Vacaria inicia operação contra prédios abandonados
A Prefeitura Municipal de Vacaria iniciou uma operação para intervir em prédios abandonados da cidade, frequentemente usados para a prática de crimes. Na primeira ação, realizada nesta sexta-feira (5), um imóvel localizado na Rua XV de Novembro foi vistoriado, interditado e teve seus acessos lacrados.
O local já registra mais de 70 ocorrências policiais, incluindo casos de tráfico de drogas, violência contra a mulher, estupro e ocultação e venda de produtos de furto e roubo.

A intervenção foi possibilitada por uma atualização no Código de Posturas do Município, de autoria da atual Administração à Câmara de Vereadores. A nova legislação prevê expressamente a possibilidade de interditar, demolir e até tomar para o Município os terrenos de imóveis abandonados, caso os proprietários não apresentem um plano de recuperação no prazo legal.

O secretário municipal de Segurança Pública, Fabiano Domênico Paim, afirmou que a medida é fundamental para combater a criminalidade. "A perda desses territórios para o cometimento de crimes é essencial para desmantelar essas práticas. Não podemos permitir que a vizinhança viva em insegurança por causa do descaso dos proprietários", declarou.

Com a interdição, os responsáveis pelo imóvel são intimados a apresentar, em 30 dias, um plano de obras para recuperação. Se o prazo expirar sem o início das obras, o Município fica autorizado a demolir o prédio. Em caso extremo, o terreno pode ser incorporado ao patrimônio público.

O prefeito André Luiz Rokoski ressaltou que a iniciativa visa garantir a segurança, cuidar do patrimônio urbano e combater a degradação da cidade. "Nossa primeira preocupação é o sossego dos moradores do entorno. É injusto que o cidadão seja penalizado e veja seu imóvel desvalorizado pela irresponsabilidade alheia.", disse. Segundo ele, outros dez pontos já estão listados para as próximas ações.

Moradores da região comemoraram a medida. "É um alívio ver atitudes sendo tomadas. A esquina da XV com a Libório Rodrigues é intransitável à noite. Nós nos sentíamos abandonados nessa questão", relatou um vizinho.

A Prefeitura informou que eventuais ocupantes dos imóveis são orientados previamente pela equipe de Desenvolvimento Social sobre os serviços de acolhimento disponíveis, como o albergue municipal na Casa Fratelli Tutti.


Data: 05/12/2025
Por: Comunicação Social
VOLTAR

Compartilhe: