Notícias - Processo de qualificação da educação municipal é bem avaliado

13/10/2025 Educação Processo de qualificação da educação municipal é bem avaliado
Auditor do Tribunal de Contas do Estado esteve em Vacaria avaliando Planos de ação na área da educação municipal.
Vacaria faz parte do grupo de 21 municípios do Estado selecionados pelo Tribunal de Contas e que são acompanhados para melhorar seus indicadores na área da educação. Os dados mostram que em 2022, dos 497 municípios do Estado Vacaria ocupava a incomoda posição de número 440. Esse posicionamento melhorou em 2023 subindo para a posição de número 233 e voltou a piorar em 2024 baixando para a posição 414.
 
Ações de qualificação do ensino estão em andamento e na quinta-feira,9 o auditor Guilherme Bacha Júnior, do Tribunal de Contas do Estado, participou de reunião na Secretaria Municipal de Educação e visitou Escolas Municipais. Em suas manifestações ele observou: “A visão do Tribunal de Contas é muito positiva sobre as ações de Vacaria para melhorar os indicadores da educação. Vejo um engajamento muito grande da equipe e da área de coordenação pedagógica e a gente enxerga que é um momento muito oportuno de melhoria da gestão e na qualidade da estruturação e mudança de processos.” O TCE acompanha as atividades da Secretaria de Educação faz 3 anos e a compreensão é de que as mudanças no processo criaram expectativas muito positivas.

Entre as ações em andamento para melhoria na educação municipal está o Centro de Estudos e Pesquisas em Ensinagem-CEPE. A Secretária de Educação do Município Adriana Ferreira Boeira ao falar sobre o projeto explicou: “A proposta destaca que os sujeitos que fazem a educação, não somente professores, devem se assumir como pesquisadores, refletindo sobre sua prática e compartilhando seus conhecimentos e suas experiências, valorizando o trabalho desses profissionais. Assim, na rede municipal, o CEPE tem como objetivo geral; “Construir, de forma colaborativa com os profissionais uma proposta pedagógica em rede, unificada, mas que respeite a diversidade das escolas e promova a melhoria contínua da qualidade do ensino.”


Data: 13/10/2025
Por: Comunica??o Social
VOLTAR

Compartilhe: