19/03/2019
Saúde
SAÚDE: Município entra com Ação contra o Estado.
Há vários meses, Vacaria não recebe os repasses devidos pelo estado do Rio Grande do Sul.
O governo gaúcho é responsável por cobrir as despesas de diversos serviços atendidos pelo Município no setor de saúde. Desde a compra de fraldas para pacientes acamados (400 pessoas cadastradas), à manutenção de unidades de saúde (UPA). Os exames de determinadas áreas, custos do Programa de Estratégia da Saúde da Família e serviço do Samu, também estão entre as obrigações do estado.
A falta de medicamentos é a mais preocupante, por exemplo Mesilato de Doxazosina usado para tratar hipertensão arterial e hiperplasia prostática. Leite em pó Pregomin, para pacientes com alergia. Dieta enteral para quem se alimenta por sonda...
Diante dessa realidade e das dificuldades financeiras em cobrir esses gastos, Vacaria passa a cobrar judicialmente esses atrasos.
O ajuizamento da ação, refere-se a uma dívida que já vem desde o outro governo, são 2.741.000,00 do ano de 2018, totalizando R$ 3.500.000,00 (Três milhões e quinhentos mil reais) em 2019.
Esperamos resolver conjuntamente estas questões o mais breve possível, e colocar em dia as obrigações institucionais com a saúde da população.
A Secretaria Municipal da Saúde também informa que a distribuição gratuita de medicamentos corresponde às consultas feitas no setor público. Consultas em consultórios particulares não têm esse benefício.
Vacaria, juntos fazemos melhor.
Data: 19/03/2019
Por: Luiz Paulo Santos - Diretor Depto de Comunicação Social.