Notícias - SEMANA ANTIMANICOMIAL-O CUIDADO EM LIBERDADE

01/06/2015 Saúde SEMANA ANTIMANICOMIAL-O CUIDADO EM LIBERDADE
O dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, foi instituído em 1987 após denúncias ao tratamento desumano e cruel dado aos pacientes nos manicômios. Desde então foram criados serviços substitutivos que visam o cuidado na rede de serviços dos municípios, com base no respeito aos direitos humanos, a liberdade e a cidadania.
Atualmente, a lógica manicomial permanece existindo de diferentes formas. A internação e o isolamento ainda são muito procurados, como tratamento para usuários de drogas, pessoas em sofrimento psíquico ou consideradas fora dos padrões de normalidade, apesar desta forma não ser resolutiva.
A Rede de Atenção Psicossocial (Raps) defende que o cuidado deve ser realizado em liberdade, a partir do convívio com a família, amigos e comunidade, por meio de serviços que garantam uma atenção humanizada e promovam a cidadania.
Como forma de demonstrar e sensibilizar a comunidade, a Secretaria Municipal da Saúde também se integrou a Programação promovendo a Semana Municipal de Luta Antimanicomial – SusPira 2015. As atividades foram organizadas pelo Grupo Condutor da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS e envolveram não só usuários, familiares e trabalhadores dos serviços, mas a comunidade em geral.
No dia 18, segunda-feira, foram realizadas atividades como pedágio de mobilização com o Sus EnCena, oficina de mandala e meditação, cortejo, apresentação do grupo Corpo em Movimento – CEM da ESF Borges e da Banda Marcial da Escola Nossa Senhora da Oliveira, mateada, distribuição de pipoca e algodão doce, roda de músicas com os Articuladores Jovens de Saúde, exposição de fotos, entre outros.
Na terça-feira, dia 19, foi realizada uma roda de conversa sobre Saúde Mental e confraternização no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Glória, em parceria com a ESF Jardim América e CAPS.
No dia 20, quarta-feira, com a presença das representantes do Conselho Regional de Psicologia (subsede Caxias do Sul), ocorreu na Cripta Multicultural uma discussão sobre o tema “Reforma Psiquiátrica e cuidado em liberdade: Não ao retrocesso!”.
Na quinta-feira, dia 21, na praça junto a ESF Gustavo Fabro Janes, aconteceu uma atividade abordando a medicalização no cuidado, com distribuição de caixas de SusPira, apresentação de talentos e confraternização.
Para encerrar a semana, no dia 22, sexta-feira, foi apresentado um vídeo “Tenda das Sensações: uma viagem ao mundo das drogas”, apresentação do grupo Batuka Lata, batalha de rima de hip hop, distribuição de pipoca e maçã do amor.


Data: 01/06/2015
Por: ascom
VOLTAR

Compartilhe: