Esse é um momento em que Vacaria celebra a colheita de importantes safras. A maçã é a principal e deve atrair acima de 12.000 trabalhadores já nesse mês de janeiro. Mas há uma série de outras atividades que também dependem da vinda de mão de obra de outras cidades.
A preocupação da Administração Municipal é preparar a cidade para dar conta da elevada demanda de serviços que acontece nesse período. Hoje o sistema de saúde em especial já sente os impactos com a exigência de um maior número de atendimentos. Na UPA a média diária de pacientes já passa de 310 ao dia.
Na tarde de ontem foi apresentado o Plano Safra que reúne atividades extras para garantir atendimento ao público extra, trabalhadores safristas, sem interferir no atendimento rotineiro, que já vem com grande demanda.
A partir da próxima terça-feira, 27 o Centro de Especialidades terá o horário das 18 às 21 dedicado ao atendimento aos trabalhadores que estão em Vacaria para a colheita. Eles vêm de todo o Brasil e até de países no Mercosul.
Sérgio Poleto é o presidente do Conselho Municipal de Saúde e do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Vacaria. Ele e o Presidente da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçãs Giberto Marques nos falam da importância desse programa do Governo Municipal.
Data: 21/01/2026
Por: Comunicação Social