Notícias - Vacaria foi sede do 37º Encontro Nacional do alho

10/11/2025 Agricultura Vacaria foi sede do 37º Encontro Nacional do alho
Evento tratou de assuntos técnicos, mercado, política do setor e necessidade de mais apoio a atividade.
 
Organizado pelas Associação Brasileira e Associação Gaúcha dos Produtores de alho o evento teve lotação total no auditório da Casa do Povo com mais de 300 participantes.O 37º Encontro Nacional dos Produtores de Alho teve por objetivo fortalecer o setor e oferecer oportunidades para capacitação e debates entre os produtores. Mesmo com o mau tempo -na sexta-feira foram registrados 72 mm de precipitação na região, os produtores tiveram giro técnico na propriedade de Vinícius Guzzo e a tarde palestras técnicas e tratando da necessidade de uma melhor política para o setor, que enfrenta grandes desafios e ameaças no mercado.

Em manifestação Franchieli Motter, presidente da Associação Gaúcha dos Produtores de Alho destacou: “Esse é um momento de agradecer por estarmos tendo uma boa safra e também pelo evento de hoje com a presença de tantas pessoas, isso representa para a Agapa e para a Anapa a união do setor. Sejamos unidos, cooperativados e associados e que possamos conseguir ressuscitar essa cultura tão importante.”

O alho possui uma grande importância econômica para o Brasil, empregando milhares de pessoas e sendo o sustento de outras tantas famílias brasileiras que se dedicam ao seu cultivo. Atualmente, o país tem mais de 15 mil hectares de área plantada. Os principais estados produtores são Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Piauí e Paraná. Todos os Estados estavam presentem no encontro em Vacaria.

O Prefeito de Vacaria André Rokoski ressaltou no encontro que o alho faz parte importante no conjunto de atividades do agronegócio que formam a maior parte da plataforma econômica do município. “Desde o começo de nossa gestão trabalhamos com a orientação de melhorar as condições, em especial das estradas, inclusive com pavimentação para darmos o melhor suporte ao principal setor de nossa economia.” Em Vacaria são cultivados acima de 200 hectares de lavouras de alho, com produtividade média de 12.000 quilos por hectare, empregando em média 15 pessoas por hectare.

Data: 10/11/2025
Por: Comunicação Social
VOLTAR

Compartilhe: