A Serra foi classificada com a bandeira vermelha, onde o risco de contágio do coronavírus é alto e as restrições são ampliadas conforme o modelo de distanciamento estabelecido pelo governo estadual.
Vacaria e outros 48 municípios terão de adotar novos critérios para o enfrentamento ao coronavírus.
O anúncio foi feito pelo governo do Estado no início da noite deste sábado (13). A partir de segunda-feira (15), não poderá funcionar o comércio varejista não essencial e diversos serviços, como academias, cabeleireiros e missas.
Um dos fatores que contribuíram para a troca de bandeira foi o crescimento de 173,9% nos registros de hospitalizações confirmadas para covid-19 nas últimas duas semanas na cidade de Caxias do Sul.
A Administração Municipal vem desde o início do mês de maio tentando junto ao Governo do Estado a retirada de Vacaria da Região da Serra e propondo a criação de uma zona específica para os Campos de Cima da Serra, em virtude das expressivas diferenças existentes entre os municípios integrantes de cada uma das regiões.
Pedimos a população que colabore com as normas de prevenção ao vírus e que evitem sair de casa, e quando sair usem máscaras e adotem as medidas de distanciamento.
Entenda o que muda nos municípios com bandeira vermelha, conforme dados divulgados pelo Governo do Rio Grande do Sul:
- Comércio: somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores. Os demais locais de comércio devem ficar fechados.
- Restaurantes e lancherias: ficam proibidos de receber clientes no local, mas podem atender em sistema de tele-entrega, drive-thru e pegue e leve.
- Ensino: As aulas devem ser mantidas de forma remota. Cursos livres, cujo funcionamento seria permitido, com respeito às medidas sanitárias, a partir do dia 15 de junho, devem permanecer fechados, assim como escolas de ensino infantil, fundamental e médio e universidades.
- Academias, missas e serviços religiosos, clubes sociais e esportivos (mesmo que com atendimento individual), e serviços de higiene pessoal, como cabeleireiro e barbeiro, por exemplo, passam a ser totalmente vedados.